domingo, 12 de agosto de 2012

RELATÓRIO DA VIAGEM A BRASÍLIA 05 A 10 DE AGOSTO DE 2012






Eu Erivaldo Lima Sousa, Secretário de Divulgação e Imprensa do SINACST-Sindicato dos Agentes Comunitário Saúde de Timon, venho através deste informar relatos ocorridos na viagem a Brasília iniciada no dia 5 a 10 de agosto de 2012.
Primeiro momento: reunião com o Ministro da saúde Padilha no Ministério da Saúde, A reunião era para esclarecer sobre a minuta que fala das propostas do Piso Salarial Nacional para ACS e ACE. Proposta que ficou para análise na ultima reunião quando o próprio ministro ficou responsável para dar uma solução no dia sete de agosto de 2012.
Ao retornar ao Ministério no dia 7 de agosto todos os ACS’s e ACE ficaram surpreendidos com a falta de compromisso, pois não havia nenhuma minuta em pauta para discursão sobre o Piso Salarial na Câmara dos Deputados.
Segundo Momento:Com a revolta de todos os ACS’s e ACE, deu-se inicio ao movimento dentro do Congresso Nacional que teve como lema “Deputado Inteligente Vota o Piso do Agente”. Várias reivindicações foram feitas até que conseguimos uma reunião no mesmo dia sete as 20:00 horas para sermos recebido pelo Ministro Padilha, a mesma durou 3 horas de negociação com 12 representantes, encabeçadas pela presidente da CONACS Ruth Brilhante e sua Assessora jurídica Drª Elaine. Participando também representando o Maranhão a Presidente da Federação, (Marleidy), Vicentina, Cleynaldo e 20 Deputados. Depois de três horas de Negociação o Ministro chegou a uma conclusão dizendo que a presidente Dilma diz que “é Inconstitucional o Piso Salarial do ACS’s e que o mesmo sendo aprovado causaria um verdadeiro impacto na economia do País”. Após esta resposta dando término a reunião as 23:00 horas.
A presidente da CONACS, Ruth Brilhante e sua assessora jurídica Elaine ao expor o que aconteceu na reunião com o Ministro Padilha para todos os ACS que ali estavam usou a seguinte expressão, “mais uma vez fomos enganados pelo governo mais uma vez ouvimos não, mas não desistiremos dos nossos objetivos retornaremos todos aos lugares onde estamos hospedados e amanhã dia 8 de agosto retornaremos a Câmara dos Deputados e lá reivindicaremos nossos direitos juntamente com quem estão de nosso lado e talvez conseguir mais apoio pela nossa causa”.
Terceiro Momento: Ao retornar a Câmara dos deputados dia 8 de agosto fomos ao plenário 7 fomos muito bem recebidos pelos Deputados que ali se encontravam mesmo não tendo em pauta nossa causa pelo Piso Salarial Nacional teve-se um grande debate cada deputado explanou sua fala e todos foram unanimes respaldados cada um em suas palavras confirmavam que o piso deve ser pago e é justo que a classe receba os dois salários, pois a classe dos ACs’s e ACE são a base de toda a saúde do Brasil e que a categoria poderia conta com eles até mesmo para radicalizar o movimento caso as negociações através do dialogo não desse certo.
Quarto Momento:Os deputados sugeriram que iriam sentar novamente com o Ministro Padilha para criar a minuta que se refere ao Piso Salarial para os ACS e ACE, mas que desta vez não estarão sozinhos e disseram que os outros Ministérios façam parte das negociações (Recursos Humanos, Planejamento, Fazenda e Ministério da Saúde) já que Padilha diz que não uma causa somente do Ministério da Saúde.
Conclusões: A classe de ACS e ACE que se encontravam em Brasília representada por vários Estados tiveram êxito, pois conseguiram o apoio da Ministra do Recurso Humanos e Ministra do Planejamento as mesmas se comprometeram em senta-se juntamente com os deputados e o Ministro  da saúde Reunião marcada para o dia 14 de agosto e dando um parecer sobre a minuta que trata do Piso Salarial Nacional dos ACS’s e ACE no dia 21 e 22 de agosto de 2012.
Encerramos os trabalhos em Brasíliaas 16 horas do dia 9 de agosto esperançosos com uma resposta concreta nos dias 21 e 22 dia o qual novamente haverá uma nova Mobilização Nacional e como diz nossa companheira Ruth “a União faz a força” e temos certeza que cada Estado levará mais companheiros para lutar por nossa causa que é direito de toda a classe de ACS e ACE, Piso Salarial já.

Erivaldo Lima Sousa, Secretários de Divulgação e Imprensa do SINACST- Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon.eri11529@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário